quinta-feira, 19 de agosto de 2010

System Center Virtual Machine Manager - Visão Geral

Pessoal,
Vou compartilhar com vocês uma ferramenta que estou utilizando para virtualizar servidores físicos e fazer o gerenciamento desses novos servidores virtuais o VMM 2008 R2.
Seguem agumas das principais caracteristicas do produto, logo mais faço um post sobre a instalação.

1)     Live Migration – Sem dúvida, a característica mais importante de novo no VMM 2008 R2 é o Live Migration. Está característica é equivalente ao VMotion da VMware, que permite mover uma máquina virtual (VM) entre hosts Hyper-V, sem tempo de inatividade. Live Migration requer o Windows Server 2008 R2 e Hyper-V Server 2008 R2.




2)     Suporte ao Clustered Shared Volume (CSV) File System – Para suportar Live Migration, Microsoft adicionou o sistema de arquivos CSV para Server 2008 R2. CSV permite que múltiplos hosts em um cluster acessem simultaneamente uma LUN compartilhada. O recurso CSV também facilita a gestão de fácil armazenamento, permitindo armazenar vários arquivos (VM) na mesma LUN.

3)     Suporte para Hot Add/Remove Storage – VMM 2008 R2 suporta a adição e a remoção a quente de armazenamento nas VMs do Hyper-V. Esta nova funcionalidade permite que você adicione Virtual Hard Disks (VHDs) para execução das máquinas virtuais e eliminar VHDs de execução das máquinas virtuais sem downtime.

4)     Provisionamento rápido – Usando uma interface de usuário baseada em assistentes, os administradores de TI podem implantar rapidamente máquinas virtuais em toda a empresa. O Virtual Machine Manager também permite o gerenciamento e a migração de máquinas virtuais existentes entre múltiplos hosts físicos, dando aos administradores de TI uma visão completa e holística de sua infra- estrutura virtual. A biblioteca do Virtual Machine Manager adiciona uma ferramenta importante ao kit de ferramentas do administrador: modelos de máquina virtual. Modelos contêm tanto a configuração do sistema operacional guest como a configuração de hardware, para garantir a consistência na central de dados. Os modelos trazem toda a padronização e facilidade de gerenciamento de imagens “SysPrep’ed” para as máquinas virtuais.
5)     Quick Storage Migration – VMM 2008 R2 é o Quick Migration Storage permite mover o Hyper-V VM Storage entre LUNs diferentes com mínimo de downtime. Quick Migration Storage é particularmente útil para tirar vantagem do armazenamento CSV e consolidar seus arquivos VM em uma LUN compartilhada. Quick Migration Storage requer entre 20 Segundos de inatividade, dependendo do tamanho da sua VM e o desempenho do seu storage subsystem.

6)     Suporte para o VMware Storage VMotion – Relacionadas com a rápida migração de armazenamento e o suporte de armazenamento para o VMware VMotion. Armazenamento VMotion permite mover arquivos de uma VM ESX Server, entre LUNs, sem tempo de inatividade. VMM 2008 como suporte para VMotion, suporte para o armazenamento VMotion exige VMware vCenter Server.

7)     Suporte para o Veritas Volume Manager – Outro novo reforço relacionado ao armazenamento no VMM 2008 R2 é suporte embutido para o Veritas Volume Manager. VMM2008 R2 reconhece discos Veritas Volume Manager como um recurso de disco de cluster.

8)     Suporte iSCSI SAN – VMM 2008 melhorou o suporte para iSCSI de modo que múltiplas LUMs pode ser vinculada a cada destino iSCSI. Esse recurso fornece suporte mais amplo para a indústria iSCSI SAN com mais opções de hardware.

9)     Modo de Manutenção - Modo de manutenção permite que você especifique que você está indo executar algum tipo de manutenção de hardware ou sistema operacional para um host Hyper-V. Ao utilizar o modo de manutenção em um host Hyper-V, todas as máquinas virtuais que estão com o Live Migration habilitado são migradas para outro host. VMs que não estão configuradas para o Live Migration, automaticamente, seu estado será salvo.

10)     Verificação de Compatibilidade do Host – Uma das limitações de mover máquinas virtuais entre hosts é o fato de que o hospede deve ter processadores compatíveis. Por exemplo, você não pode mover uma VM a partir de um host Hyper-V que usa um processador Intel para um host que usa uma CPU AMD. VMM 2008 R2 host compatibility checks verifica que as CPUs de diferentes máquinas são compatíveis com ações como o Live Migration e Storage Quick Migration.

Traduzido de: microsoft.tecnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário