quinta-feira, 22 de março de 2012

Windows 8 - Visão Geral

Olá, completando o post anterior sobre o beta do Windows 8, vou falar um pouco do que eu achei usando o sistema.

Gostei de muitas coisas, outras nem tanto, mas a que mais me incomodou foi o fato de ser necessário o usuario ter uma conta Windows Live para prosseguir na instalação, o sistema é super integrado com os recursos on-line, mas essa integração nem sempre facilita, pois ao menos nessa versão beta apresenta falhas do tipo não pedir usuário e senha dos serviços, se não está cadastrado com o Windows Live ele simplesmente não consegue se conectar (creio que obviamente isso será resolvido).


Esse post vai ser guiado por aplicações, não vou falar de todas, mas as mais significativas (na minha opinião) que estavam na nova área de trabalho.

Calendário

Gostei muito do calendário, apesar de ser igual ao calendário do hotmail, mas esse é nativo do sistema. Na verdade eu achei que demorou muito para que o sistema tivesse um calendário com os feriados, na imagem abaixo podemos ver que ele destaca os feriados dos aniversários que ele pega da sua lista de contatos do hotmail.


Internet Explorer

Na primeira vista me pareceu o IE9 do Windows 7, mas ao abrir o navegador notei que além do visual diferente e de exibir os sites recentes, coisa já fazia, pode-se fixar um site que você visita muito em sua página principal.

 


Gerenciador de Imagens (Photos)

Gostei muito do gerenciador de imagens novo, além de buscar as imagens que estão na máquina ele é capaz de exibir imagens de albuns do Skydrive, Facebook e Flickr. O ponto fraco, eu uso o Windows Live como login do meu facebook, mas a senha é diferente então ele não consegue se conectar e nem me pergunta se quero colocar eu mesmo o login e senha.

 E-mail

Achei bem interessante essa versão do cliente de e-mail do Windows, lembrando que não é necessáriamente o sucessor do MS Outlook, mas sim do antigo Windows Mail, antigo Outlook Express. É possível configurar facilmente sua conta do Gmail e uma conta MS Exchange Server.
Sim, achei interessante, mas não muito prático e tive problemas para baixar anexos (ok, é um beta).

 

Área de Trabalho Remota (Remote Desktop)

Não tive como fazer testes mais severos no novo aplicativo, acessei uma máquina normalmente mas não tenho como dizer se está melhor que no Windows 7. Uma novidade é a facilidade de além de se conectar a uma máquina remota, também podemos nos conectar a uma aplicação remota, creio que esse recurso será mais latente no Windows 8 Server (Post em breve ).

 

SkyDrive

Um recurso muito útil e interessante e que estou voltando a usar é o SkyDrive, poucas pessoas se dão conta de como é fácil compartilhar arquivos, programas e imagens por esse disco virtual. Talvez o fato de que agora ele estará icorporado ao sistema faça com que mais usuários que já tem o serviço habilitado no Windows Live passem a usar. Outro fato interessante é que pelo SkyDrive pode-se criar e editar arquivos do Word, Excel e Power Point pelo Live Office, nas vezes que usei o Word não tive nenhum problema de formatação quando abri o arquivo no Word 2007, com o Power Point foram apenas alguns efeitos que não existiam na versão live. Ficou Show.


Previsão do Tempo (Weather)

Nem tem como comparar o antigo gadget de previsão do tempo com o novo aplicativo que é super completo, gostei muito mas... Mesmo o sitema sabendo que eu estou no Rio de Janeiro, Brasil ele não me mostra a temperatura em Celcius, fato que eu tenho certeza de que vai ser corrigido.

 
 

X Box Live

Como muito ja foi noticiado o Windows 8 tem uma aplicação de acesso direto a Live, o que fortalece o lançamento do Kinect para PCs. Sinceramente não consegui entender qual foi a sacada, já que eu hoje posso acessar minha GamerTag pelo site da Live e se eu for baixar algum demo ou ítem de avatar por que não fazer isso pelo próprio X Box? O que me leva a crer então que muito provavelmente a Microsoft irá vender seus jogos de PC na Live.
Não consegui acessar minha GamerTag, e o motivo? a senha é diferente rsrs.


Gerenciador de Tarefas

Digo que fiquei muito impressionado com o gerenciador de tarefas do Windows 8, hoje ele exibe muito mais informações que antes eu só conseguia usando outros aplicativos. Vejam as imagens abaixo e me digam se não ficou legal e principalmente muito mais útil.





Bom, ignorei o aplicativo de mapas porque só exibe os Estados Unidos, o Windows Explorer que é o mesmo do 7 com a barra (ribon) do Office.
Então é isso, assim que surgir mais novidades estarei postando aqui.
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário