sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Squid no Ubuntu

Olá!
Assim como fiz o tutorial sobre o DHCP no Ubuntu, eu fiz esse pensando em você, que tem que administrar uma rede pequena e não tem verba para comprar equipamentos e nem um servidor bonzão para fazer de firewall, mas, ainda assim precisa fazer as coisas funcionarem, então, vamos pegar aquele Ubuntu que está largado aí no canto e vamos fazer um proxy com ele.
Não são muitos passos, mas um comando fora de ordem e já era, então vou ordenar por passos.
Passo 1. Instalar o Squid;


Passo 2 Edite o arquivo de configuração do Squid: vim /etc/squid/squid.conf, lá pela linha 900 você deve encontrar as ACLs, a ideia aqui é inserir uma ACL que libere o acesso para a sua rede.
 
Insira as duas entradas, onde: RedeLAN é o nome que dei para a ACL com o IP e máscara da minha rede, em http_access eu estou liberando o acesso para a ACL criada, salve o arquivo.
Passo 3. Reinicie o serviço do Squid;
Passo 4. No navegador de uma máquina cliente, configure o IP do servidor e a porta do Squid no campo Servidor Proxy;
Pronto, Squid funcionando!
Simples até aqui certo? Mas lembrando que está tudo liberado e uma coisa que todos pedem para os administradores de rede, não importando o tamanho dela é o bloqueio de sites, então...
Passo 5. Volte ao arquivo /etc/squid/squid.conf, volte lá nas ACLs e insira ACLs como as minhas.
Explicando: dominioblock é o nome que eu dei para a ACL, dstdomain é o parâmetro que vou utilizar para tratar domínios, "/etc/squid/dominioblock" é o nome do arquivo que vou criar com minha lista de domínios bloqueados. Então em http_access, eu bloqueio a ACL que eu criei, exceto o próprio servidor.
Passo 6. Criar o arquivo que indicamos no squid.confvim /etc/squid/dominioblock e nesse arquivo, inserir os domínios que você quer bloquear.
Passo 7. Reinicie o serviço do Squid;
Passo 8. Tente acessar um dos sites listados no arquivo dominioblock
Prontinho! A partir disso, você pode ir refinando sua lista, pode editar esta página para que mostre seu e-mail e como boa prática, retirar a versão do Squid do rodapé.
Espero que tenha sido útil.
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário