terça-feira, 18 de setembro de 2012

Windows 8 Pro

Olá,

Já faz um tempinho que fiz os primeiros posts sobre o Windows 8, e como saiu o último beta, resolvi fazer mais um post para mostrar as novidades e a evolução do sistema. E ai, curiosos?

Eu fiz a instalação usando uma máquina virtual, mas assim como avisei no post anterior, não é qualquer virtualizador capaz de subir uma VM com Windows 8. De cara eliminei o Virtual PC, pois apesar de eu gostar muito, ele não suporta a arquitetura X64. Também não funcionou no meu VMWare Workstation 7, então utilizei o VMWare Player 5, que já apresenta na sua lista de sistemas operacionais o Windows 8 e o Windows Server 2012 (Post em breve).

Instalação

 A primeira vista, vi que o sistema é bem mais rápido do que o beta anterior, até perdi o primeiro print, temos duas opções de instalação, então optei pela Pro. Note que ele não pede informações de teclado e idioma;






Após a primeira reinicialização, surgem algumas dicas de como se utilizar a nova interface;


Após as dicas, o sistema começa a fazer uma preparação para dar inicio;



Pronto, alguns minutos depois ai está o desktop com a interface Metro;


Ou se preferir, também é possível utilizar o desktop tradicional (sim, sem o famoso botão iniciar);


Independente da versão de desktop que se esteja utilizando, ao colocar o ponteiro do mouse na área de notificação, irá aparecer uma barra com algumas possibilidades de ações;







Na interface Metro, podemos escolher entre os aplicativos "Clássicos" e os novos aplicativos padrão Metro;




Falando em aplicativos, no post anterior eu foquei em alguns aplicativos que achei interessantes nessa nova interface, e agora eu voltei a testa-los para saber o que mudou.

Uma diferença grande, era que na instalação do beta anterior, era solicitado o seu Live ID, e após a instalação estava tudo configurado. Bom, seria ótimo para quem usa seu Live ID (hotmail, outlook, live) para tudo, mas acredito que não é o caso da maioria. Nesta versão do beta, podemos configurar os serviços individualmente, o que é muito mais coerente e não chega a ser trabalhoso.

Calendário e Email

A configuração é simples, para usar serviços como e-mail, calendário e messenger. Basta inserir seu email e senha e pronto;




No meu caso estou usando um Live ID, mas com o Gmail também funcionou, ele me mostrou no aplicativo Calendário os feriados, aniversários e compromissos.
O aplicativo Email segue o mesmo padrão do primeiro beta, visto que o novo outlook.com (novo hotmail) também adotou esse visual;

Falando em calendário, quando o computador está bloqueado, é possível visualizar as informações do calendário, como aniversários, compromissos, etc...


Mapas

No primeiro beta só era possivel visualizar o mapa dos Estados Unidos, mas nessa versão já temos o Brasil.
O aplicativo Mapas é uma parceria Bing e Nokia, sim, mapas da Nokia. Acho que não preciso dizer que ficou show, umas das coisas legais é que ele abriu com o mapa dos Estados Unidos e me perguntou se eu permitia que ele usasse a minha localização (como acontece nos smartphones) e pronto, alguns segundos depois ai está o Centro do Rio de Janeiro;

Obs, para que a sua localização seja encontrada seu computador/VM deve estar conectada a internet.


Tempo

Outro aplicativo que só estava disponível nos Estados Unidos está agora funcional para diversos países, assim como no Mapas, basta permitir que ele utilize a sua localização atual que ele traz o clima da sua cidade;


E para aqueles que viajam muito, é possível ter a previsão de várias cidades;


X Box

No beta anterior eu não consegui usar o aplicativo do X Box, pois como o Windows tentava configurar tudo sozinho, ele não me permitiu inserir manualmente o Live ID que uso na X Box Live. Nesta versão o processo foi simples, basta informar o email e senha usados na Live que o aplicativo exibe seus últimos jogos, conquistas, avatar, e opções de jogos arcade para compra;



Loja

O Windows 8 traz uma loja de aplicativos até que  bem interessante, existem várias categorias e é bem simples navegar e adquirir um aplicativo;



Considerações

Pronto, este foi um resumão do Windows 8, achei um sistema rápido ao ligar e desligar, as aplicações que utilizei funcionaram de forma fluida, mas me incomoda um pouco o efeito smartphone, onde você não fecha os aplicativos (na interface Metro), particularmente achei o sistema muito bonito, mas não achei intuitivo como a versão mobile. E ai, será que o Windows 8 vai ser um sucesso como o 7 ou um elefante branco como o Vista.

Até o próximo,
Abraço ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário