Windows Automated Installation Kit
Você pode fazer o download do Windows Automated Installation Kit (AIK) a partir da central de download da Microsoft em http://www.microsoft.com/downloads. O Windows AIK fornece para administradores um conjunto de ferramentas para execução de instalações automáticas do Windows Server 2008, do Windows Vista e 7 além de algumas versões anteriores do Windows, inclusive o XP e o 2003.
Windows Preinstallation Environment (Windows PE) 2.0
O WinPE 2.0 é uma versão leve e bootável do Windows que você pode usar para iniciar um computador a partir de um CD, pen drive ou um diretório de rede. Embora a principal finalidade do WinPE seja fornecer um ambiente a partir do qual seja possível capturar ou aplicar uma imagem do Windows, você também pode usá-lo para solucionar problemas ou recuperar um sistema operacional instalado. No geral, podemos considerar o WinPE como um substituto dos antigos discos inicializáveis do MS-DOS.
Diferentemente das distribuições Linux no modo “Live CD”, o WinPE 2.0 não é executado a partir do CD depois de totalmente inicializado, em vez disso ele cria um disco de RAM usando uma parcela da memória (aproximadamente 100Mb) como unidade, carrega o sistema operacional nessa unidade e, em seguida é executado a partir desse disco ao qual ele atribui a letra X.
O WinPE possui um conjunto de ferramentas tais com:
• ImageX: ferramenta de linha de comando utilizada para capturar e aplicar imagens para implantação de sistemas operacionais Windows.
• Windows SIM: ferramenta usada para criação de arquivos de resposta de uma instalação automática do Windows.
Criando um CD do WinPE
Vamos criar um CD bootável do Windows PE a partir do qual poderemos capturar, aplicar imagens nativas do Windows e resolver problemas no sistema operacional já instalado.
Para isso é preciso ter o Wndows AIK instalado na unidade C:
Passo 1: Inicie o Windows PE tools Command Prompt a partir do grupo de programas do Windows AIK.
Passo 2: No Windows PE tools Command Prompt, digite a linha a seguir que corresponde à arquitetura do processador em que você usará o CD do WinPE:
Copype.cmd x86 C:\WinPE_x86
Copype.cmd amd64 C:\WinPE_amd64
O script Copype.cmd cria um novo diretório com o nome especificado no comando. Depois que esse comando for executado, o novo diretório conterá, entre outros arquivos e pastas um diretório chamado ISSO. Esse diretório é importante porque conterá o conteúdo do CD do WinPE.
Passo 3: No Windows PE tools Command Prompt, digite a linha a seguir que corresponde à arquitetura do processador em que você usará o CD do WinPE:
Copy “C:\Arquivos de programas\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe” C:\WinPE_x86\ISO
Copy “C:\Arquivos de programas\Windows AIK\Tools\amd64\imagex.exe” C:\WinPE_amd64\ISO
Passo 4: No bloco de notas, crie um arquivo vazio chamado Wimscript.ini, salve este arquivo na pasta WinPE_x86\ISO ou WinPE_amd64\ISO conforme apropriado.
Passo 5: Insira o conteúdo a seguir neste arquivo e salve o arquivo novamente:
[ExclusionList]
ntfs.log
hiberfil.sys
pagefile.sys
“System Volume Information”
RECYCLER
Windows\CSC
[CompressionExclusionList]
*.mp3
*.zip
*.rar
*.cab\Windows\inf\
*.pnf
A seçao [ExclusionList] especifica que arquivos nao devem ser capturados, a seção [CompressExclusionList] especifica que arquivos ou tipos de arquivos não devem ser compactados.
Passo 6: : No Windows PE tools Command Prompt, digite a linha a seguir que corresponde à arquitetura do processador em que você usará o CD do WinPE:
Oscdimg –n –bc:\WinPE_x86\etfsboot.com c:\winPE_x86\ISO
C:\WinPE_x86\WinPE_x86.iso
Oscdimg –n –bc:\WinPE_amd64\etfsboot.com c:\winPE_amd64\ISO
C:\WinPE_amd64\WinPE_amd64.iso
O commando oscdimg cria um arquivo .iso do diretório especificado. O switch –b torna bootável (inicializável) o c (sem espaço) é a letra da unidade onde se encontra o programa etfsboot.com, o switch –n permite copiar nomes de arquivos longos no arquivo .iso
Passo 7: utilize um software de sua escolha e grave o arquivo .iso em um CD.
Pronto, seu CD do WinPE 2.0 está pronto para ser usado, com ele você poderá fazer reparos em sistemas, capturar e implementar imagens Windows.
Obs: as “imagens”que eu me referi neste post e que talvez volte a comentar m posts futuros trata-se de arquivos.win (Windows Image Format), são arquivos que contém uma ou mais imagens de discos e estão presentes na mídia do Windows a partir do Windows Vista.
Você não está copiando o livro e colando no post não né?
ResponderExcluirLógico que não né, em alguns casos eu faço uma síntese do tema incluindo o que eu sei, até porque o livro fala muito mais sobre o WinPE.
ResponderExcluirPorém o exemplo do arquivo Wimscript.ini é do livro sim.