sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Servidor de Arquivos - Disponibilidade e Acesso

Pessoal, esse é o post que encerra a série sobre servidor de arquivo, para completar vou abordar a questão da disponibilidade dos dados e o controle de acesso.
Para isso abra a ferramenta Share and Storage Management em Administrative Tools














No nosso exemplo vamos trabalhar na pasta Professores, então vamos acessar as propriedades deste compartilhamento;


















Aqui podemos perceber em Advanced settings as seguintes configurações: User limit Acces-based enumeration e Offline settings.
  • User limit é a quantidade de usuários que podem acessar esse compartilhamento simultaneamente, no caso dessa pasta está configurado como máximo permitido, mas isso é necessário? imaginando que temos 10 professores, então só precisariamos de permitir 10 acessos simultâneos.
  • Acces-based enumeration é um método utilizado pelo serviço de enumeração do Windows, este método faz com que quando o usuário acessa uma pasta compartilhada que contém outras pastas ou algo do tipo só sejam listadas as pastas que esse usuário pode acessar. Ex: O usuário acessa a pasta Professores e dentro deste compartilhamento existam várias pastas, uma para cada professor, com esse recurso habilitado cada professor verá apenas a sua pasta, já que ele não tem acesso a pasta dos outros.
  • Offline settings são as configurações offline, ou seja como será disponibilizado os dados em caso de falha no acesso ao servidor.
Seguindo nosso exemplo vamos definir o User limit em 10, para isso marque a opção Allow this number of users: e digite 10.
Selecione também a opção: Enable acces-based enumeration.


















Agora na guia Caching temos três opções:
  • Somente arquivos e programas especificados pelos usuários ficarão disponíveis;
  • Todos os arquivos e programas que os usuários abrem do compartilhamento ficarão disponíveis;
  • Nenhum arquivo ou programa do compartilhamento ficará disponível offline.
Selecione a segunda opção e clique em Ok;


















Pronto, agora podemos ver que o User limit já está definido com o valor 10, o acces-based enumeration está habilitado e todos os arquivos e programas estarão disponíveis offline automáticamente.
Ainda podemos definir permissões NTFS para um determinado grupo clicando na guia Permissions.
Clique em Ok e pronto, agora você pode usar estes recursos para incrementar seu servidor de arquivos, tornando  ele mais seguro e disponível para seus usuários.


















Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário