quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Servidor de Arquivos - Filtro/Bloqueio de Arquivos

Pessoal, dando continuidade a série, esse post mostra um recurso muito útil que é o bloqueio de determinados arquivos no seu servidor de arquivo.
Sabemos dos problemas que são gerados por arquivos de músicas e vídeos que além de onerar em espaço em disco provoca o aumento no tráfego na rede (pois se alguém coloca uma pasta cheia de mp3 na rede logicamente é para que outras pessoas possam pegar) e de arquivos executáveis que podem representar uma ameaça ao seu ambiente.

Para isso abra o File Server Resource Manager em Administrative Tools;

Selecione a opção File Screen Templates e no painel a direita clique em Create File Screen Template;





Podemos ver que já existem modelos prontos, mas como fizemos com as cotas criaremos nosso proóprio template. Para começar dê um nome para o seu template e em seguida selecione a opção Active screening para não permitir a gravação e em seguida selecione os grupos de arquivos que deseja bloquear.

Como vimos no post sobre cotas também podemos configurar o recebimento de e-mails caso algum usuário tente salvar esses tipos de arquivos no servidor, pode ser enviado também um e-mail para o usuário informado o mesmo da política aplicada;

Outra boa opção é configurar o registro no log de eventos;

Por último vamos selecionar os tipos de relatórios que nos serão úteis;

Pronto, está pronto nosso modelo de filtragem e bloqueio de arquivos, no próximo post vou criar um compartilhamento aplicando o modelo de cotas criado anteriormente e este modelo de bloqueio de arquivos.


Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário