quarta-feira, 7 de julho de 2021

Powershell: Trabalhando com Serviços do Windows

 Olá!

Neste tutorial vou compartilhar com vocês um pouco dos meus testes usando o Powershell para obter informações de serviços do Windows.

Importante a observação de que este tutorial foi realizado com o Powershell em modo administrador.

Com o comando Get-Service, eu tenho uma visualização de todos os serviços do computador.



Ele trará todos os serviços do computador e é possível alterar a visualização. Note que ele traz uma coluna com o Status do serviço, o Nome e o Display Name, que é o nome de exibição, um nome completo do serviço. É possível trazer uma coluna ou outra com o comando Get-Service | Select-Object -Property Status, Name ou DisplayName



Como são muitos os serviços, as vezes é interessante ir direto ao serviço que precisamos e podemos ver o status de um ou mais serviço, no meu exemplo, vou usar o DHCP e o RemoteAccess com o comando Get-Service -Name DHCP*, RemoteAccess*


O resultado, é o status dos serviços que eu defini.

Uma tarefa recorrente é parar, iniciar e reiniciar serviços, para isso, basta utilizar os comandos: 

Start-Service, Stop-Service e Restart-Service. Exemplos;



Com o Stop-Service "nome do serviço" eu paro e com o Get-Service "nome do serviço" eu verifico o status desse serviço e vejo que ele realmente está parado.

Da mesma forma, acontece com o Start-Service.


 

E o Restart-Service



Com esses comandos, é possível realizar tarefas básicas relacionadas a serviços do Windows utilizando o Powershell.

Espero que tenha sido útil.

Abraço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário