sexta-feira, 9 de julho de 2021

Powershell: Verificando processos no Windows

 Olá!

E o tutorial de hoje é trabalhar com processos no Windows usando o Powershell. Vou compartilhar comandos que executam tarefas básicas que rotineiramente fazemos pelo Gerenciador de Tarefas.

Este tutorial foi realizado com o Powershell em modo de administrador.


Tudo vai se basear em cima do Get-Process que irá trazer todos os processos rodando na máquina naquele momento.



Sim, são muitos processos e pode ser que você queira dar atenção a processos específicos, com o parâmetro -Name eu posso exibir os processos que eu quero.



Separando por vírgula posso exibir mais de um processo, ou posso exibir por nome ou Id.


Com o parâmetro -FileVersionInfo eu consigo ver informações de versão e local do arquivo daquele processo.


Com o comando Get-Process | Sort CPU (memory) | select -Last 5 (número que quiser), é possível exibir os processos que estão utilizando mais memória ou CPU, no meu exemplo, listei os 5 que mais estão utilizando CPU e memória.



Com o comando Stop-Process "nome do processo" eu posso parar um processo, da mesma forma como é feito no Gerenciador de Tarefas.
Note que após o comando stop, o Get-Process não exibe mais os processos do Chrome.



E com esses comandos, já dá pra começara se virar manipulando processos através do Powershell.

Espero que tenha sido útil.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário