segunda-feira, 1 de março de 2010

Ataque a dados Corporativos

Rio - Um estudo da Symantec feito em janeiro deste ano, com gestores de tecnologia da informação de 2.100 empresas dos mais diferentes segmentos de indústria em 27 países de todo o mundo, inclusive da América Latina, concluiu que a maior preocupação das áreas de TI é segurança dos dados. Além disso, a pesquisa indica um aumento na frequência dos ataques cibernéticos, custos para proteger as informações e na dificuldade para protegê-las.

Na América Latina, os dados apontam que as empresas gastam em média US$ 500 mil por ano em decorrência de ataques cibernéticos e que 49% delas já sofreram algum tipo deles nos últimos 12 meses. O estudo ainda revelou que os grupos entrevistados tiveram alguma perda de dados por causa de ataques virtuais.

Para o Brasil, o estudo aponta que as principais formas de roubo de dados foram através de engenharia social como spam e pishing, com 63% de ocorrência. Na sequência estão oa ataques maliciosos internos, provocados por ex-funcionários mal-intencionados e ações internas sem intenção - provocadas por falta de qualificação do colaborador. Segundo a pesquisa, 48% das empresas brasileiras que afirmaram terem perdido dados confidenciais ou proprietários.

Fonte: O Dia OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário