quarta-feira, 24 de março de 2010

Ministério do Planejamento publica especificações para compra de PCs 'verdes'

O Ministério do Planejamento publicou portaria na quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União, que determina as especificações para a aquisição de computadores "verdes" pelo governo federal. De acordo com a Portaria N° 2, os órgãos da adminisração federal devem, preferencialmente, contemplar esses requisitos, que vão desde a melhoria da eficiência energética a restrições quanto à utilização de substâncias nocivas na composição dos equipamentos.

Segundo o Ministério do Planejamento, os órgãos que seguirem essas orientações deverão exigir, no edital, a ausência de substâncias perigosas como mercúrio, chumbo, cromo hexavalente, cádmio, bifenil polibromados, éteres difenil-polibromados em concentração acima da recomendada pela diretiva da Comunidade Econômica Européia Restriction of Certain Hazardous Substances.

Outra característica necessária diz respeito a eficiência dos computadores, que deverá ser superior a 80% no fator potência de desempenho (Power Factor Correction). Assim, há redução no consumo de energia elétrica.

As recomendações foram liberadas para consulta pública entre 14 de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, e integram também a Instrução Normativa Nº1, de 19 de janeiro de 2010. Por meio dessa norma, o Ministério do Planejamento regulamentou a utilização de critérios sustentáveis na aquisição de bens e na contratação de obras e serviços pelos órgãos do governo federal.

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento também disponibilizou na internet as especificações de estações de trabalho básica, padrão e avançada, e de notebooks. Essas características devem ser observadas pelos órgãos do governo federal.
 

O Ministério do Planejamento publicou portaria na quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União, que determina as especificações para a aquisição de computadores verdes pelo governo federal acordo com o Plano Diretor de Tecnologia de Tecnologia da Informação (PDTI) do órgão. A partir de julho, esse planejamento deverá conter também a política de aquisição, substituição e descarte de equipamentos.

As especificações estão disponíveis no site http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/especificacoes-tic
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário