Espaço criado para compartilhar estudos, testes e novidades sobre novos programas e tecnologias.
quarta-feira, 10 de março de 2010
WiMAX
O ano de 2009 foi empolgante para a tecnologia WiMAX e 2010 promete trazer mais redes, mais inovação e mais opções para prestadores de serviços e consumidores, especialmente para o Brasil, depois que a Anatel anunciou a liberação de espectro de 3,5 GHz para o uso da tecnologia WiMAX.
Para analistas, a licitação deve acontecer até o final do ano. É importante destacar que o WiMAX está pronto para atender às necessidades do Brasil. Essa decisão do governo é um passo importante no cumprimento de suas metas de banda larga. Além disso, prestadores de serviços internacionais já mostraram interesse em investir no mercado brasileiro, incentivando ainda mais a competitividade de mercado.
O WiMAX passou a sua etapa de testes e agora oferece a milhões de consumidores de todo o mundo a liberdade da banda larga. Muitas pessoas já podem desfrutar da habilidade de acessar a banda larga durante deslocamentos, ao mesmo tempo em que muitos mais estão apenas experimentando a conectividade de banda larga pela primeira vez. A abertura da tecnologia WiMAX é parte do seu charme para os provedores de serviços que estão tentando pensar além do modelo celular tradicional. A tecnologia WiMAX oferece um padrão aberto, um ecossistema de dispositivos aberto, opções para a implementação de modelos abertos, roaming aberto, uma estrutura de IPR aberta e acesso aberto a um saudável e robusto ecossistema.
Vejamos como o WiMAX continua a inovar nessas áreas.
Padrão aberto: O WiMAX Forum, juntamente com 50 empresas, anunciou recentemente o endosso ao envio do padrão IEEE, para a ITU-R, que propôs um candidato baseado no IEEE 802.16m para a IMT-Advanced. Simultaneamente, o WiMAX Forum também anunciou que finalizaremos a nossa especificação WiMAX Release 2 em paralelo com o IEEE 802.16m e a IMT-advanced, assegurando que as redes e dispositivos WiMAX Release 2 continuarão compatíveis com os antigos dispositivos WiMAX Release 1 baseados no padrão IEEE 802.16e. O desenvolvimento do padrão 802.16m oferece novas capacidades e eficiências para atender os desafiadores requisitos da IMT-Advanced, com taxa de desempenho de mais de 300 Mbps devendo estar comercialmente disponível entre 2011 e 2012. O perfil WiMAX versão 2 do WiMAX Forum também incorporará essas capacidades para um melhor desempenho VoIP, eficiência espectral, latência, velocidade de transição, alcance celular e cobertura, com suporte para uma maior largura de banda operacional, tanto no modelo de duplicação TDD, quanto FDD.
Ecossistema de dispositivos aberto: Dispositivos WiMAX multímodo já chegaram e não há duvidas de que a WiMAX será a tecnologia dominante nos dispositivos embarcados. Já existem mais de 300 dispositivos WiMAX disponíveis no mercado atualmente, com pelo menos outros 180 em desenvolvimento. Até este mês, os produtos certificados pelo WiMAX Forum disponíveis comercialmente já somam mais de 150, o que resulta em preços mais baixos, economias de escala e interoperabilidade entre os operadores. Juntamente com os diversos produtos WiMAX Móvel já certificados nas bandas de 2.5 e 3.5 GHz, o WiMAX Forum espera que o primeiro grupo de produtos móveis de 2.3 GHz seja certificado pelo WiMAX Forum no primeiro trimestre de 2010. Os perfis de certificação para a banda de 2.3 GHz também abrem caminho para os dispositivos tri-banda Certificados pelo WiMAX Forum em 2010, que ampliarão as oportunidades para o roaming global entre a maioria das redes. Para se preparar para o aumento da demanda na certificação, o WiMAX Forum abrirá dois laboratórios adicionais no Brasil e na Malásia em 2010.
Implementações abertas: O WiMAX é uma tecnologia capaz de mudar o mercado para modelos de negócios e serviços flexíveis e abertos. Estamos testemunhando o surgimento de novos modelos de uso, à medida que os usuários WiMAX estão consumindo dados com uma freqüência e escala nunca vistos com qualquer outra tecnologia móvel. Por exemplo, os usuários da rede WiMAX Móvel da Yota na Rússia estão consumindo em média 10 Gig/mês contra os 5 Gig/mês dos usuários 3G nos EUA, que pagam extra por essa quantidade. O antigo modelo de contar minutos e contar megabits não é o ideal para a adoção pelo mercado de massas. O que é preciso é a capacidade 4G e o surgimento de novos modelos de uso amigáveis. Para competir no mercado, os provedores de serviços devem adotar um modelo aberto para a Internet, permitindo que os consumidores experimentem a Internet da maneira que bem entenderem.
A tecnologia WiMAX habilita esse novo modelo aberto para a internet, fornecendo um modelo de negócio viável. O WiMAX Forum atualmente acompanha pelo menos 518 implementações comerciais em 146 países. Além do aumento no número de redes acompanhadas pelo WiMAX Forum, muitas das redes WiMAX já estabelecidas continuam crescendo rapidamente. Exemplos incluem a Yota, que atingiu a marca de 200.000 assinantes na sua rede russa em outubro, e a Packet One Networks na Malásia, que divulgou ter atingido a marca de 80.000 assinantes. Clear, Sprint, Comcast e Time Warner Cable também fizeram progressos na expansão de suas redes, com mais cidades dos EUA prontas para o lançamento de novas redes até o final de 2009. A UQ Communications planeja cobrir mais da metade da população japonesa até o final de dezembro, e a rede WiMAX Móvel da KT já cobre mais da metade da população coreana. Para mais informações sobre implementações WiMAX, visite www.WiMAXMaps.org.
Roaming aberto: O WiMAX Forum também oferece um Programa de Roaming Global online que permite que os operadores e prestadores de serviços obtenham facilmente as informações necessárias para o fornecimento de serviços de roaming WiMAX. Esse programa foi habilitado pelos operadores WiMAX para demonstrar publicamente o primeiro roaming global da tecnologia WiMAX Móvel na WiMAX Forum Member Conference em Taipei no mês de outubro de 2009. Essa demonstração pioneira da tecnologia WiMAX ilustrou a interoperabilidade dos equipamentos WiMAX, bem como a disponibilidade e a preparação do roaming internacional em redes WiMAX comerciais.
Acesso aberto: O WiMAX pode e está enriquecendo a vida das pessoas em áreas emergentes e em desenvolvimento ao oferecer a conectividade de banda larga para qualquer pessoa, a qualquer momento, em qualquer dispositivo e em qualquer lugar. Os assinantes WiMAX têm a liberdade de escolher qualquer aplicativo da Internet – que é o teste real da Internet aberta. Eu os encorajo a perguntarem se a tecnologia habilita a Internet aberta: Funciona o Skype? Funciona o Slingbox? Se a resposta for não, ela não é aberta.
Como primeira tecnologia 4G disponível, o WiMAX pode fornecer três vezes o desempenho das atuais soluções 3G, com a habilidade de aumentar em até 10 vezes o desempenho. Estamos vivendo uma era de mudanças sem precedentes – e o WiMAX é uma mudança para melhor, já que a necessidade pela abertura e igualdade é ainda mais crítica. Ou seja, a fabricação agressiva da WiMAX está, sem dúvidas, fomentando a evolução da verdadeira Internet móvel – vamos entrar nessa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário