quinta-feira, 11 de março de 2010

Caçadores de Mitos - Bateria de Notebook

Sempre ocorrem muitas dúvidas e controvérsias quando o assunto é a bateria do notebook, neste post será desmistificados alguns mitos e esclarecidas algumas verdades.

  • Bateria de notebook "vicia"?
          MITO - Atualmente, os portáteis trazem baterias de íon lítio, que armazenam bem mais energia  que as baterias antigas e não sofrem com o "efeito memória". Assim, não é preciso carregá-las até o máximo e tão pouco esperar descarregá-las até o mínimo, como acontecia antigamente. É possível passar o dia todo com o notebook na tomada sem se preocupar em deixar a bateria "viciada".
  • Tirar a bateria enquanto o notebook estiver na tomada prolonga a sua vida.
         VERDADE - Se você é um usuário que utliza o notebook como um desktop, ou seja, não o carrega de um lado para outro, é indicado retirar a bateria enquanto o notebook está na tomada. Com o procedimento, a vida útil do equipamento pode aumentar em 10%. Uma dica é guardar a bateria carregada e usá-la a cada uma ou duas semanas para dar nova carga.
  • Tenho que usar a bateria até o final para depois carregá-la.
         MITO - Não é preciso esperar tanto. Sempre que sentir necessidade de dar mais uma carga, pode plugar o notebook na tomada.
  • Assistir filmes baixados consome menos energia do que usando o DVD.
         VERDADE - De acordo com Henrique Joji, diretor de marketing e produtos da Dell, o disco rígido do laptop consome menos bateria do que usar o leitor óptico porque não é preciso enviar energia para fazer as engrenagens funcionarem. Assim, prepare-se para converter seus DVDs em arquivos com formato compatível com o portátil. Existem diversos softwares para fazer essa conversão, conhecida como "ripagem de DVDs".
  • Dispositivos USB são verdadeiros vilões quando o assunto é consumir bateria.
         VERDADE - Todo dispositivo USB precisa ser alimentado pelo próprio notebook para funcionar, mesmo quando não está ativo. Modems 3G e conexões eSata também entram na lista dos itens que devem ser evitados na hora de economizar bateria.
  • Ligar e desligar o notebook várias vezes contribui para o consumo de energia.
         VERDADE - Ao ligar o notebook, a Bios (chip responsável pelo reconhecimento de hardware) realiza todo o processo de inicialização de hardware e do sistema operacional. Este processo consome muita energia.
  • Um notebook não gasta nenhuma energia quando está em standby.
         MITO - o notebook em "standby" consome energia, mas em uma quantidade muito menor do que quando está ligado. O mais indicado é colocar o notebook no modo Hibernação do Windows, já que ele consome menos energia do que no modo Espera. As duas opções oferecem o mesmo resultado: desligam o notebook enquanto ele não está sendo usado e restaura os aplicativos e janelas que estavam sendo usados quando ligado novamente. A diferença é que o modo Espera deixa os dados gravados na memória, o que vai consumir mais bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário