terça-feira, 9 de março de 2010

Caso Telebrás - #1

Com toda a discurssão e polêmica em torno do Plano Nacional de Banda Larga, vamos aos poucos nos interar mais sobre o plano e as empresas envolvidas.
E para começar nada melhor do que entender quem é quem.


  • Telebrás: é uma sociedade anônima aberta, de economia mista, constituída em 09 de novembro de 1972, nos termos da autorização inscrita na Lei n° 5.792, de 11 de julho de 1972, vinculada ao Ministério das Comunicações exercendo, após o processo de desestatização de suas controladas, todas as atividades institucionais como ente integrante da Administração Pública Federal. Responde pelo seu contencioso judicial, mantendo em seu quadro funcional empregados cedidos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Presidência da Republica, Ministério das Comunicações, Ministério do Planejamento e Ministério dos Transportes. Cumpre, ainda, com todas as obrigações perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em função de seus mais de 2 dois milhões de acionistas, sendo a União o acionista majoritário.  
  • Eletronet: surgiu como empresa estatal no início da década de 1990. Parte da empresa foi privatizada em 1999 com a venda de 51% de seu capital para a americana AES. O governo manteve 49% das ações. Com a falência, o grupo americano vendeu a sua participação para uma empresa canadense, que revendeu metade do ativo para Nelson dos Santos. É alvo de polêmica envolvendo o ex-ministro José Dirceu, que teria passado informações privilegiadas a Nelson Santos que, por sua vez, adquiriu a Eletronet por R$ 1.
  • Eletrobrás: empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Com foco em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade, a companhia lidera um Sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletropar), um centro de pesquisas (Cepel) e metade do capital de Itaipu Binacional. A companhia afirma ser a única dona de uma rede de fibra óptica de 16 mil quilômetros que liga o Sul à Fortaleza e retorna pelos estados do Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário